ATUALIZAÇÃO DE NAVEGADOR
A versão que você está utilizando deste navegador está desatualizada.
Por favor, clique em um dos botões abaixo para instalar uma versão mais atual do seu navegador de preferência.
Loading

Conheça nossos parceiros

Quem é Fenatrad:

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) é uma associação formada por 22 sindicatos e mais uma associação. Ela representa uma categoria formada por, aproximadamente, 5,7 milhões de trabalhadores e trabalhadoras domésticas.

As organizações filiadas à Fenatrad estão presentes em 13 Estados brasileiros: Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.

Essa união entre as entidades é chamada de “organização de classe”. Essa organização é importante para que as mulheres e homens que desenvolvem trabalho doméstico tenham os mesmos direitos que outros trabalhadores: carteira assinada, férias remuneradas, FGTS, dentre outros.

Mais informações sobre a Federação podem ser obtidas no site: https://fenatrad.org.br/

Quem é a Themis:

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos foi criada em 8 de março de 1993 com o objetivo de enfrentar a discriminação contra mulheres no sistema de justiça. Nestes 27 anos de existência, a Themis expandiu seus programas, inovou e aprofundou suas bases políticas e teóricas sobre feminismo e justiça, e estabeleceu parcerias com organizações feministas e de direitos humanos em todo o país.

A instituição organiza seus programas sob 3 eixos:

Empoderamento Legal – a Themis mantém o programa com formação de Promotoras Legais Populares (PLPs), Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) e Trabalhadoras Domésticas (TDs). Esse programa desenvolve capacitação em direitos para mulheres, lideranças em suas comunidades, por meio de cursos regulares, oficinas, acolhimento e troca de experiências que resultam em ações de orientação e informação sobre direitos.

Defesa de Direitos – O acesso à justiça é direito humano fundamental. Por isso, a Themis promove diálogos com integrantes do Poder Judiciário através de debates públicos, palestras e conferências, seminários e cursos para repensar práticas e políticas judiciais. Os resultados desses diálogos foram publicados em artigos, livros e uma revista anual, que podem ser encontrados em www.themis.org.br/publicacoes.

Tecnologia e Justiça – O desenvolvimento de novas tecnologias digitais tem impactado também os sistemas judiciais e as conexões em redes sociais podem ser novos instrumentos de acesso à justiça para as mulheres. Assim, a Themis vem explorando, inovando e desenvolvendo novas ferramentas de conhecimento de direitos através do uso democrático de tecnologias digitais. Em parceria com o Geledés – Instituto da Mulher Negra e Fenatrad, a Themis mantém, respectivamente, o PLP 2.0 e o Juntas; e o Laudelina, três apps em direitos e acesso à justiça.

Mais informações sobre a organização podem ser obtidas no site: www.themis.org.br

Fechar

PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO ENCERRADO