ATUALIZAÇÃO DE NAVEGADOR
A versão que você está utilizando deste navegador está desatualizada.
Por favor, clique em um dos botões abaixo para instalar uma versão mais atual do seu navegador de preferência.
Loading

Perguntas frequentes

O propósito de Veja é levar amor a todos os lares por meio de produtos com máxima eficiência, além de atuar na valorização das trabalhadoras domésticas, conscientizando a sociedade sobre a importância desta profissão.

No Brasil, existem 6,3 milhões¹ de trabalhadoras domésticas, 92% são mulheres e 61% negras². É a profissão que mais emprega mulheres, que são, em sua maioria, mães e chefes de família. No entanto, apenas 30% delas são registradas e muitas se sentem inferiores, sem reconhecimento e desvalorizadas.

Veja busca priorizar e dar voz a essas mulheres. Valorizar e reconhecer esse trabalho e toda a sua importância para a sociedade brasileira é ver a profissão com o coração.

¹ IBGE: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) novembro de 2019.

² Dados da ONG Themis (www.themis.org.br)
Veja lançou seu programa em abril de 2020, dando suporte às trabalhadoras no enfrentamento das dificuldades econômicas trazidas pelo início da pandemia de Covid-19, por meio da Iniciativa “Veja com o Coração”, que apoiou mais de 15 mil profissionais.

Em outubro de 2020, a marca lançou a edição especial Veja Multiuso Original Doe Com Amor¹, cujo lucro* está sendo totalmente revertido para a Organização da Sociedade Civil THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, para apoiar algumas trabalhadoras domésticas.

Em 2021, em parceria com a THEMIS, que atua na defesa e na promoção dos direitos das mulheres, e com a Fenatrad – Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Veja está apoiando um curso de qualificação profissional para trabalhadoras domésticas. Realizado de forma on-line, via WhatsApp, e totalmente gratuito, o curso abordará temas como inserção no mercado de trabalho, habilidades e competências da atualidade, cuidados básicos com crianças e idosos, como estipular e negociar valores justos para o trabalho e até mesmo como identificar e lidar com situações de abuso no ambiente profissional. Com duração de aproximadamente 3 meses, 600 trabalhadoras domésticas foram selecionadas pelas duas instituições, de acordo com critérios socioeconômicos, e serão diretamente impactadas.

¹ Este produto não foi testado contra o vírus da Covid-19. Doação será feita com base no lucro operacional deste produto (composto pela receita de vendas deduzida de tributos e descontos comerciais, custo da mercadoria vendida, despesas de marketing, administrativas e outras despesas e/ou receitas não operacionais, rateadas proporcionalmente à receita líquida definida anteriormente).
No nosso site você terá acesso a conteúdos sobre direitos trabalhistas, mercado de trabalho, empoderamento feminino e educação financeira.

Além disso, ao se cadastrar na nossa plataforma, você poderá receber um livro digital com conteúdos exclusivos produzido pelo R7 . Você também pode nos contar a sua história aqui.

Para as formações socioprofissionalizantes, contamos o apoio da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e da Themis para definirem, por meio de critérios socioeconômicos, quais trabalhadoras domésticas serão selecionadas.
Existem algumas formas de apoiar o Programa Veja com o Coração: você pode divulgar o nosso conteúdo (@vejalimpeza ou #vejacomocoracao) e pode estimular trabalhadoras domésticas a conhecerem esta plataforma e se cadastrarem para receber nossos conteúdos.

Além disso, é importante reconhecer esta profissão e garantir que seus direitos trabalhistas sejam cumpridos.
O site foi criado para trazer informações sobre o propósito de Veja, as iniciativas que estão sendo realizadas, além de informações voltadas para as trabalhadoras domésticas, empregadores e pessoas que estejam interessadas na causa. O objetivo da plataforma é dar visibilidade ao problema social enfrentado por muitas das trabalhadoras brasileiras, promover qualificação socioprofissional e contribuir com a conscientização da sociedade sobre a importância e desafios da categoria.
Na plataforma você terá acesso a conteúdos sobre direitos trabalhistas, mercado de trabalho, empoderamento feminino e educação financeira.

Além disso, ao se cadastrar na nossa plataforma você poderá receber um livro de conteúdo exclusivos produzido pelo R7. Você também pode nos contar a sua história aqui.

Em breve as trabalhadoras domésticas cadastradas poderão ter acesso antecipado sobre futuras iniciativas da marca.
O conteúdo "Veja Seus Direitos" foi criado pela Organização da Sociedade Civil THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, que atua na defesa e na promoção dos direitos das mulheres, em parceria Fenatrad – Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas. O objetivo é que tanto a trabalhadora doméstica, quando o empregador, conheçam, de forma simplificada, a PEC das Domésticas. O “Veja seus Direitos” é um conteúdo elaborado pela ONG Themis a pedido da marca Veja e tem como intuito auxiliar as pessoas na compreensão dos direitos trabalhistas das trabalhadoras domésticas. Ele não deve ser utilizado em substituição aos serviços advocatícios. Para confirmar se os direitos trabalhistas estão sendo cumpridos, procure sempre um advogado ou o sindicato da sua região.
Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos é uma organização da sociedade civil que busca enfrentar a discriminação contra mulheres no sistema de justiça. Hoje ela organiza seus programas em 3 eixos:

• Empoderamento Legal
• Defesa de Direitos
• Tecnologia e Justiça

Além de atuar com cursos e apoio direto às trabalhadoras domésticas, a Themis desenvolveu o aplicativo Laudelina, que possui manual sobre os direitos das trabalhadoras domésticas; calculadoras de salário, benefícios e rescisão contratual; lista de instituições de proteção de diferentes cidades do Brasil; e rede de contatos de trabalhadoras de uma mesma região, possibilita a troca de informações, o fortalecimento de uma rede de apoio, e facilitando a organização das trabalhadoras, inclusive sindical.

O aplicativo Laudelina é uma ação conjunta da THEMIS – Gênero Justiça e Direitos Humanos e da FENATRAD- Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas.
A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) é uma associação formada por 22 sindicatos e mais uma associação. Ela representa uma categoria formada por, aproximadamente, 6,3 milhões de trabalhadores e trabalhadoras domésticas.

As organizações filiadas à Fenatrad estão presentes em 13 Estados brasileiros: Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.
O produto Veja Multiuso Original “Doe com Amor” é uma edição especial que terá 100% de seu lucro¹ revertido para iniciativas promovidas pela Themis (www.themis.org.br) junto a trabalhadoras domésticas ). A ajuda será direcionada para promover acessibilidade digital e auxílio com alimentação básica junto às trabalhadoras domésticas de diferentes municípios do País.

¹Doação será feita com base no lucro operacional deste produto (composto pela receita de vendas deduzida de tributos e descontos comerciais, custo da mercadoria vendida, despesas de marketing, administrativas e outras despesas e/ou receitas não operacionais, rateadas proporcionalmente à receita líquida definida anteriormente).
A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilita sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. Sabemos que muitas trabalhadoras domésticas gostariam de finalizar seus estudos e, por isso, criamos uma página que orienta como realizar a matricula em cada um dos Estados Brasileiros. Importante ressaltar que essa é uma responsabilidade do Governo Federal e das Secretarias de Educação de cada Estado Brasileiro. São eles que determinam datas de matrículas, cidades e escolas com EJA. A plataforma Veja com o Coração está apenas orientando como acessar esse direito.
100% do lucro¹ da venda dos produtos Veja Multiuso Original “Doe com Amor” serão doados.

¹Doação será feita com base no lucro operacional deste produto (composto pela receita de vendas deduzida de tributos e descontos comerciais, custo da mercadoria vendida, despesas de marketing, administrativas e outras despesas e/ou receitas não operacionais, rateadas proporcionalmente à receita líquida definida anteriormente).
O produto está disponível em diversos varejistas do País. Confira aqui a lista completa de pontos de venda.
Não. O Veja Multiuso Original “Doe com Amor” é uma edição limitada do Veja Multiuso Original, com mudança no rótulo, a fim de comunicar o Programa “Veja com o Coração”, que irá realizar a doação de lucro deste produto para trabalhadoras domésticas por meio da ONG Themis.
A única diferença entre o Veja Multiuso Original “Doe com Amor” e o Veja Multiuso Original é o rótulo: o primeiro está atrelado à ação de doação de lucro para as trabalhadoras domésticas, e o Veja Multiuso Original, não. Sendo assim, ambos possuem a mesma fragrância e performance. Dessa forma, o Veja Multiuso Original “Doe com Amor” também é ideal para a limpeza do dia a dia da sua casa.
As doações estão sendo feitas em parceria com a Themis, que iniciou o Projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho em conjunto com a Fenatrad, que tem como objetivo criar uma Escola de Formação de Habilidades para a Vida e o Cuidado, oferecendo cursos com temas voltados para a melhoria do futuro das Trabalhadoras Doméstica. Em 2021 o projeto irá continuar e é aí que nós entramos! Com o lucro arrecadado pelas vendas da Edição Limitada de Veja Multiuso, será doado para as Trabalhadoras Doméstica que completarem o curso on-line, Cestas Básicas no valor de R$140,00 e crédito de celular no valor de R$20,00 com o objetivo de promover acessibilidade digital dessas Trabalhadoras Domésticas.
Por meio da doação, Veja e Themis querem juntas promover iniciativas educacionais e acessibilidade digital para trabalhadoras domésticas de diferentes municípios do País, além de ajudar com alimentação básica neste momento de dificuldades econômicas.

O crédito de celular é importante para que as trabalhadoras possam se comunicar e ter acesso à informação, viabilizando o contato delas com possíveis oportunidades de trabalho, cursos e atualização profissional, entre outros conteúdos.
A Themis, em parceria com a Fenatrad, possui uma base de trabalhadoras previamente cadastradas e que mantêm interação com a organização. Assim, seguindo critérios socioeconômicos, as organizações selecionaram as trabalhadoras que fazem parte do programa Veja com o Coração. Essas mulheres serão acompanhadas durante todo o projeto, para garantirmos que estão sendo assistidas e que as doações estão chegando até elas.
A Themis, em conjunto com a Fenatrad, realiza um mapeamento com questões socioeconômicas, saúde e trabalho durante a pandemia.

O mapeamento, que ocorre através de ligações, permite identificar se as trabalhadoras são diaristas ou mensalistas, se está sendo realizado o pagamento da seguridade social e outros benefícios. Além disso, identifica, junto com as beneficiárias, necessidades como auxílio psicológico, assessoria jurídica, em caso de violência e de violações. É realizada uma escuta ativa através das perguntas selecionadas sobre a situação da trabalhadora no momento.
As doações da Campanha Veja Multiuso Original “Doe com Amor” estão sendo feitas ao longo de 2021.
Ao final das doações, será disponibilizada a informação de quantas trabalhadoras foram apoiadas, no site Veja com o Coração.

#vejacomocoração